segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aproveite a oportunidade de alimentar-se, e nutra seu corpo.

Separação.

Você se sente parte da natureza? Parte, parte mesmo, tendo roteiros parecidos de trajetória?

Seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem (ou pelo menos nascem e morrem). Podemos estar falando de um tubarão, de você, ou de uma árvore.

Você faz de tudo pra 'plastificar' a natureza e cimenta até o último centímetro de quintal pra não se "sujar" de terra?

Há um equívoco provocado pra gente se desconectar. Separados, achamos que precisamos de mais e de outras coisas, que tudo é mais complicado e que são as fábricas é que gerarão empregos para salvar a população.

O foco da postagem de hoje é ALIMENTAÇÃO, então vou parar essas reflexões por aqui, mas eu precisava começar por elas.

O grande lance da separação da natureza com alimentação é: o que você está comendo, é mesmo um alimento? Há um século atrás, reconheceriam como algo comestível? Sua comida saiu da fábrica ou da terra?

Colocar algo para dentro do corpo é uma oportunidade maravilhosa de fazer o bem, a si e a outros, incluindo o meio ambiente - a casa de todos nós.

Ao ingerir alimentos vindos da agricultura familiar, você ajuda a manter as famílias no campo, vivendo entre os seus, produzindo sua própria sustentação, evitando inchar as cidades com pessoas em busca de uma 'oportunidade' de viver.

Ao ingerir alimentos agroecológicos ou orgânicos, você age com a inteligência da prevenção de doenças, pois exclui a possibilidade de ter venenos tóxicos em seu alimento, e trata com respeito o ambiente externo ao seu corpo, já que tais venenos também não foram espalhados por terras, ar, plantações próximas e nem envenenou nossas águas. Há animais na terra, no ar e na água que sobrevivem graças a isso. E mais: evitou que agricultores fosse expostos à contaminação séria, que inclusive chega a adoentá-los e matá-los, e mutilar seres em formação.

Aproveite a oportunidade de alimentar-se, e nutra seu corpo!

Primeiro dê a ela os nutrientes de que ele precisa para funcionar.
O paladar também pode ser agradado, mas ele não está em primeiro plano.

A maior satisfação está em poder nutrir o corpo, com vida e alegria!

Corpo bem nutrido funciona melhor, dá mais ânimo, está pronto para atender quando o chamamos à ação.
Aproveite que vai nutrir o corpo, e brinde à vida em sua totalidade e diversidade!

Selecione os alimentos naturais e elabore com eles uma refeição que lhe agrade a vista, o olfato, a audição, o paladar, e até o tato, por que não? Principalmente se tiver criança no meio: peça-a para ouvir o sonzinho que faz ao mastigar uma crocante alface ou uma macia batata cozida; colocar a mão no alimento não é "sujeira" ou "caca", como muitas vezes é repetido às crianças. Deixe-a explorar sempre que possível. Coloque roupas mais velhinhas, arrume um babador que a envolva por completo, mas a deixe experienciar o que ela põe pra dentro.
Já percebeu que as mesmas palavras (ex.: caca), muitas vezes é usada por adultos na tentativa de evitar que a criança coloque a mão no cocô ou na comida? Como será que a criança recebe a informação? Vejam a associação possível...

Comer também é um ato de amor. Amor à vida própria, de outros, do planeta.
Comendo, podemos desencadear situações em nós. Boas e ruins.

Quando trabalhei com crianças num projeto sobre alimentação saudável, foi interessante ver as indagações que faziam para chegarem às conclusões sobre o quão saudável seria o alimento:

  • a comida saiu da fábrica ou da natureza?
  • o alimento está dentro de um pacotinho lacrado?
  • na comparação com algum feito em casa, quanto tempo a mais ele dura? (ex.: bolo de casa, e bolo pronto empacotado)
  • tabelas nutricionais com quantidade de gorduras ruins e sódio.

E ainda tem o fato de não sabermos o que estamos comendo. Você comeria a fêmea de um inseto esmagado SÓ porque ela dá uma corzinha mais avermelhada pro seu sorvete/biscoito/suco?
Veja aqui como esse inseto aparece na lista de ingredientes. E pode procurar: qualquer coisa sabor morango e uva tem, muitas vezes até pêssego e outras.

suco


Saber, conhecer, se aprofundar, pode ser encantador, e certamente será libertador! Esse post da Sandra Guimarães é inspirador.

Como disse Einstein:
A mente que se abre à uma nova ideia, jamais volta ao tamanho original.
Mas, veja, tudo vai depender das associações que você fará, das suas conexões neuronais.
Se você associar a ideia de comer saudavelmente como o fim do prazer, você se sentirá 'infeliz' em fazer aquilo. Comerá como uma penitência e não verá a hora de livrar-se de tal feito.
Mais reflexões: 1) o paladar que sente o gosto apenas por segundos pode ditar o que você põe pra dentro?; 2) hábitos nãos são necessidades.

Se você associar o comer saudavelmente com uma boa disposição e funcionamento do corpo, com a alegria que certamente aquilo te proporcionará, com o bem que você sabe que está fazendo a si e aos outros, o êxito virá!

Se você ficar algum tempo sem comer alguma comida ou bebida que seja artificial, gordurosa, açucarada ou salgada demais, quando voltar a provar, a probabilidade grande é a de que seu paladar e corpo estranhem e rejeitem aquilo. Hoje em dia eu sinto gordura e açúcar num chocolate 65% amargo, de maneira que me desagradam. Antigamente, eu nem experimentaria uma coisa dessas, comia bis, prestígio e todas essas formas de bombas de gordura e açúcar disponíveis no caixa dos estabelecimentos.

Alimentar-se bem é uma forma respeitosa de valorizar a vida que temos a desfrutar, e saber disso é um presente que está te sendo dado.
Voltar-se à natureza, interna e externa, reconectar-se, fechar o ciclo. Processo que pode ser iniciado por uma alimentação consciente, e com satisfação por fazê-lo!

Para finalizar, o poema que me lembrou que tenho lágrimas:


"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer."
 
Minou Drouet

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Coloque o conteúdo de duas gavetas em uma: de maneira barata e criativa!

Organizei minhas gavetas de roupas íntimas e meias dessa maneira:

É óbvio que precisa começar tirando o que não se usa mais!!!
Não só o velho, o rasgado, mas aquilo que não se usa.
Se você não usa, não te pertence mais. 
Coloque à disposição para que outras pessoas usem e faça cumprir a função de um objeto: ser útil!

Depois peguei caixas de leite de arroz que usamos aqui em casa - o tamanho dela é igual a de caixas de suco - abri, lavei, cortei e higienizei passando álcool. 

Encaixei uma ao lado da outra, dobrei as peças de maneira que coubessem dentro desse novo parâmetro de espaço, para que não amassassem lá dentro e essa remodelação fez com que me sobrasse a gaveta debaixo para outras coisas. 
Duas gavetas em uma: na frente coube outra leva de caixas.
imagem: blogdabia.com

Receitas veganas - Bolo nutritivo do sabor que você quiser!

Bolo do sabor que você quiser!
Sugiro pequenas frutas para a massa e chás ou sucos que combinem com a fruta escolhida.

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
3/4  a 1/2 xícara de açúcar mascavo (amarelo)
1 xícara de frutinhas picadas (ex.: framboesa, morango, mirtilo, amora, kiwi, etc.)
2 colheres de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento químico
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xícara de chá, ou suco, ou leite vegetal, ou água. Amornar.  
1 colher de sopa de chia
1 colher de sopa de gergelim descascado (branco ou preto, como preferir)
1 colher de sopa de castanha em pedacinhos

Preparo
Numa vasilha coloque a farinha, o açúcar, o óleo, a baunilha, o sal, as frutinhas, a chia, o gergelim, as castanhas, e mexa.
Acrescente o líquido morno e mexa novamente. A massa não fica muito firme. 
Coloque o bicarbonato e o fermento.
Misture tudo e coloque numa forma pequena, untada e enfarinhada.  Ou em várias forminhas, para fazer bolinhos. (tipo cupcake ou de empada)
Forno pré aquecido, 180°C, por uns 25 minutos.
Sugestão: untar a forma com óleo e enfarinhar com farinha de mandioca, para que o bolo se solte mais facilmente.

Combinações de frutas e castanhas sugeridas: morango e nozes, framboesa e avelã, kiwi e amêndoa, mirtilo e castanha de caju.
Receita adaptada do site 
Delicioso, nutritivo, do sabor que você quiser!
Imagem: blogdabia.com

Delícias de ouvir - não dá para segurar a infância, mas dá pra curtir demais!

Mais um post da série "E ele fala" (não existe essa série, tá? hehehe)
É que eu fiz esse outro email com palavrinhas deliciosas de ouvir... Veja!

Agora eu tenho registrado as palavras assim que as ouço, pois não quero perdê-las!
Meu filhote tá quase fazendo 4 anos, e quando eu me dei conta disso, percebi que não estava preparada... rsrs 
Anotar as palavras da maneira como ele fala é uma maneira de me despedir de uma etapa, permitindo que novas etapas venham, sem angústias.

Agora vejam que graça: 

Bãleio - banheiro

Dizeoito - dezoito.
Mas acompanha o raciocínio que ele desenvolveu: dizesseis, dizessete, dizeoito, dizenove... kkk

Desdeitar - levantar

Deslevantar - deitar

Telempatula - temperatura

Xilofoneia - toca o xilofone

Tamboleio - toco o tambor

Nabobar - manobrar

Puleinha - poeirinha

Talabadoles - trabalhadores

Zebamin - benjamin

Estávamos descendo para a garagem, e estava escuro. Meu filho falou assim:
- Que escuridãodão! Mamãe, você sabia que, em espanhol, é escuridãodão?
-Ah, é, filho?
-É, em inglês é escuridãodãodãodão!

Quando a gente brinca de algo que tem contagem do tipo "1, 2, 3 e já", ele sempre diz:
- Eita já!

Eu não o incentivo a continuar falando 'errado' (nesse caso, é como ele consegue dizer no momento), então falo com ele usando as palavras da maneira correta. Mas também não fico tensa, 'corrigindo' tudo o que ele diz. Mostrar a ele a diferença na palavra que eu digo e na forma com que ele a diz já é suficiente no momento.

Quando chegamos de carro em casa, ao parar o carro na frente do portão para abrí-lo, ele sempre pede pra esperar porque ele quer descer e me ajudar a "nabobar", ou seja, ele corre na frente e fica lá de dentro da garagem gritando "pode vim, pode vim","dá uma rezinha, tá bom". 
Rarara 
Tododiasempreigual!!!
E eu faço do jeito que ele fala, demonstrando confiança nele e na capacidade dele.
Assim vejo que ele vai construindo sua noção espacial, e sua auto confiança!
Independente do assunto, proporcionar o ambiente para a base emocional da criança é muito importante.


Elaborando suas construções em palavras, movimentos e engenhocas...
imagem: blogdabia.com


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O medo mostra o caminho...

Depois que o filhote nasceu, dediquei-me tempo integral a acompanhá-lo, e os motivos eu escrevi nesse post em abril de 2011. E sou tão feliz por isso! Eu quis assim, me organizei pra isso, e vivi a alegria de uma escolha. 

Os anos passaram, porém, e meu plano de dois anos se estendeu por mais 6 meses, quando voltei a atuar em escola. 

Mas a cabeça muda, e tudo o mais o que aprendi e me tornei, impulsionada pelas mudanças geradas pela busca de uma gestação saudável e um filho feliz, me trouxeram uma gama de possibilidades de rumos profissionais que me empolgam, nos quais posso criar e explorar com sensação de desbravamento.

Entretanto, tanta diversidade que há em mim sente dificuldade de canalizar para uma construção ordenada e, na profundeza do meu ser, não quero me separar do meu filho... Quando penso em dispender energia mental para outra coisa que não seja vivenciar algo com o filhote, já crio uma barreira. Estou vendo coisas que eu tanto quero não darem certo, porque sou forte o suficiente para adiá-las por tempo indeterminado. E sei disso. 

Só que não quero mais que seja assim.
Busco agora uma gerência de mim mesma, para que consiga coordenar aspectos que estão se rebelando... rs

Paula Abreu disponibilizou vídeos gratuitos de seu novo Programa, e assistindo, ela disse - em minhas palavras - que o medo de algo é justamente aquilo que devemos fazer.
Resolvi fazer o exercício escrito que ela propõe sobre o medo.
E incrivelmente (mas bastante óbvio, após escrito) é que a resposta para as perguntas:
Do que você tem medo? e...
Como vai estar daqui a 20 anos se não conseguir realizar a mudança que você quer?
é a mesma!!!!

Se eu tenho medo de me arrepender, ao não realizar a mudança que desejo, adivinhem como estarei?
Arrependida!!!

Confesso que estou com medo de me colocar em movimento, de me colocar em ação. Eu sei o quanto sou forte, capaz e se for pra me mexer, é pra valer!
Ao mesmo tempo em que escrevo isso na coluna do medo, poderia escrever tudo isso na coluna do que mais desejo: me pôr em ação!

ACONTECE QUE...

Estabeleci minha intenção pro dia e minhas prioridades. (exercício do vídeo 1)

Intencionei REALIZAR
E nas minhas prioridades, elenquei três coisas a realizar no dia.

Eu já estava chegando ao final do dia com a sensação 'ruim' de não ter feito tudo o que queria/precisava, mas aquele tudo impossível para um dia só, e ao ver minha lista de prioridades - a qual eu tinha até esquecido durante o dia, eu tinha REALIZADO AS TRÊS!!!!!

Uma alegria imensa me tomou, e quer saber?
EU QUERO MAIS!


PESV - Programa Escolha Sua Vida, da Paula Abreu. Vocês a conhecem? É transformador!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Veja se você adivinha essas palavras... rsrs [Respondido]

Duas palavrinhas, ou melhor, uma palavra e uma frase que o filhote dizia até os dois aninhos, veja se você adivinha. Uma tem um pouquinho de sentido com o som, ou seja, se você falar a frase em voz alta, talvez compreenda o sentido... rsrs, mas a outra, vixi, só usando o "super detector de compreender palavras do filhote" mesmo.... kkkk

Mas vamos lá, vamos brincar: o que você acha que ele queria dizer com:

"Pá-cum" (estou escrevendo como ele falava, sem me ater à acentuação correta, até porque a palavra não existe mesmo.... rsrs)

O que você acha que é?

E:

"Sinotopupi" (tudo grudadinho mesmo... rsrs)

Vai, vou esperar algumas 'apostas' antes de revelar o mistério, hein?

Respondido em 15/09/2014:

Pá-cum --> Obrigado
kkkk
Essa era difícil adivinhar, né? Sei lá porquê, mas ele falou assim por muito tempo, por mais de 1 ano... Nem preciso dizer que até sentimos saudade disso já, né? De vez em quando meu marido responde "pá-cum" pro filhote, rs.

Sinotopupi --> Não se preocupe
Gente, essa é tão fácil... Brincadeirinha. Mas vamos comigo, acompanhe o raciocínio: "Não-se-preocupe!"

Conjugações verbais diversaaaaas

- Mamãe, eu "di" o brinquedo pra ele.
- Eu dei, filho.
- Não, fui eu que di!
- Eu sei, mas se diz 'eu que dei'... rsrs

- Mamãe, olha o que eu "fazi".
- Você FEZ isso? Que legal! (destacando o feito do filho)
- Eu que FEZ! (destacando a nova conjugação, julgando ser a correta)
- Se diz 'eu que fiz'...  :)

E assim passamos o dia, cheio de português pra lá e pra cá. Bem, posso dizer que em três anos e meio ele já aprendeu bastante! rsrs

Com relação ao plural, ele se atenta para caprichar e dizer corretamente, assim como costumo falar com ele. Vamos combinar, se estou ensinando um idioma a alguém, hei de falar corretamente, certo? É assim que penso! E minha sobrinha, de 10 anos, observou algo sobre meu filho que me chamou a atenção, ela falou assim:
- Bia, ele é a única criança de três anos que eu conheço que fala "p-u-l-m-õ-e-s"!


"O Pensadorzinho"
Foto pessoal: blogdabia.com








Olam Ein Sof de Aniversário

Ando num momento minimalista, então pedi ao marido que não se preocupasse em me dar nada de presente no meu aniversário, não queria nenhum objeto e não queria nada mesmo. Em algum momento da vida, cheguei a pensar que isso era 'conversa' das pessoas, mas é fato real: eu não queria ganhar um presente porque era o dia do meu aniversário, parece-me mais estranho do que normal isso.. rsrs Ele até me alertou: "Pode ser tarde demais"... rsrs
De fato, ele já havia comprado e o presente estava vindo pelos Correios: ele comprou o cd novo do Olam Ein Sof, um casal de amigos nossos que fazem músicas bastante diferentes do comum, "música do infinito".
Eu gosto muito do estilo, gostei das músicas, do clima que promove, da arte gráfica de capa e conteúdo, tudo... rsrs 

Mesmo não desejando ganhar presente nenhum, esse CD dos nossos amigos foi muito bem recebido!  :)

E indico para quem quiser conhecer o trabalho deles: Olam Ein Sof - O Reino de Cramfer





Adendo em 15/09/2014, só para mostrar o capricho do marido no embrulho do presente!

Flor do nosso jardim, compondo a arte que embrulhou a arte...
blogdabia.com

"Ponador de colchão"

Vergonhas à parte, por fazer teeeempo que não posto - apesar de não faltar vontade e assunto, vou contar para vocês algumas falas muito divertidas do filhote.

Receberemos visita na semana que vem e hoje estamos enchendo o colchão inflável para ver se está tudo certo com ele. Meu marido pegou os colchões e o fole (para encher), e enquanto conversávamos alguma coisa, meu filho - que mais parece um rádio ambulante, de tanto que fala - começou a dizer algo "inentendível"... rsrs. Usei do meu super detector de compreender palavras do filhote e, finalmente, entendi.

Ele, com o fole na mão, dizia que era o "ponador de colchão". Você entendeu?
Ele queria encher o colchão de ar, colocar ar lá dentro, ou seja, seria o "ponador"... rsrs

O "ponador de colchão"
Foto pessoal: blogdabia.com

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Foi meu aniversário de 32!!!

Pois é, estava eu tão animada que ia fazer aniversário, ouvi uma música e pensei "é essa a música que vou postar em minha homenagem esse ano", o dia passou, a semana também, e agora já faz até 15 dias... rsrs

Acho que foi a primeira vez que passei longe da família. Os famosos "mil quilômetros" de distância para os braços trouxeram as palavras faladas e escritas, e o choro foi garantido! rsrs
Minha mãe me fez homenagem até no facebook. Até aí, nenhuma novidade, pois as pessoas fazem isso, não é mesmo? A diferença é que eu não tenho perfil no facebook!!!! kkk
Ai, mãe, a senhora é única mesmo... e detalhe: ela escreveu era 1 hora da madrugada.

Aproveitamos o dia passeando numa Festa do Pinhão, numa cidade próxima, e eu acabei o dia pulando em pula-pula inflável com o filho. (Essa é uma vantagem de ser pequena e magricela, os donos dos brinquedos olham e deixam sem titubear, e como o filhote também é pitoquinho, eu falo que ele não consegue ir sozinho, e ele passa fácil por quase bebê... kkk)
Em casa, experimentei fazer um bolo crudívoro para cantarmos os Parabéns, e como esquecemos de comprar velas antes, meu marido improvisou e ficou tudo certo!
Comemorando os 32 com simplicidade e improviso!  ;)
blogdabia.com

Bem, mesmo dias depois, ainda quero postar a música que me dedico neste ano. Com vocês, Gonzaguinha:



EU APENAS QUERIA QUE VOCÊ SOUBESSE


Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo

E que a minha ternura não ficou na estrada
Não ficou no tempo presa na poeira

Eu apenas queria que você soubesse
Que esta menina hoje é uma mulher
E que esta mulher é uma menina
Que colheu seu fruto flor do seu carinho

Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também

E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé

Eu apenas queira que você soubesse
Que essa criança brinca nesta roda
E não teme o corte de novas feridas
Pois tem a saúde que aprendeu com a vida

Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo
E que a minha ternura não ficou na estrada
Não ficou no tempo presa na poeira

Eu apenas queria que você soubesse
Que esta menina hoje é uma mulher
E que esta mulher é uma menina
Que colheu seu fruto flor do seu carinho

Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também