quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Delícias de ouvir - não dá para segurar a infância, mas dá pra curtir demais!

Mais um post da série "E ele fala" (não existe essa série, tá? hehehe)
É que eu fiz esse outro email com palavrinhas deliciosas de ouvir... Veja!

Agora eu tenho registrado as palavras assim que as ouço, pois não quero perdê-las!
Meu filhote tá quase fazendo 4 anos, e quando eu me dei conta disso, percebi que não estava preparada... rsrs 
Anotar as palavras da maneira como ele fala é uma maneira de me despedir de uma etapa, permitindo que novas etapas venham, sem angústias.

Agora vejam que graça: 

Bãleio - banheiro

Dizeoito - dezoito.
Mas acompanha o raciocínio que ele desenvolveu: dizesseis, dizessete, dizeoito, dizenove... kkk

Desdeitar - levantar

Deslevantar - deitar

Telempatula - temperatura

Xilofoneia - toca o xilofone

Tamboleio - toco o tambor

Nabobar - manobrar

Puleinha - poeirinha

Talabadoles - trabalhadores

Zebamin - benjamin

Estávamos descendo para a garagem, e estava escuro. Meu filho falou assim:
- Que escuridãodão! Mamãe, você sabia que, em espanhol, é escuridãodão?
-Ah, é, filho?
-É, em inglês é escuridãodãodãodão!

Quando a gente brinca de algo que tem contagem do tipo "1, 2, 3 e já", ele sempre diz:
- Eita já!

Eu não o incentivo a continuar falando 'errado' (nesse caso, é como ele consegue dizer no momento), então falo com ele usando as palavras da maneira correta. Mas também não fico tensa, 'corrigindo' tudo o que ele diz. Mostrar a ele a diferença na palavra que eu digo e na forma com que ele a diz já é suficiente no momento.

Quando chegamos de carro em casa, ao parar o carro na frente do portão para abrí-lo, ele sempre pede pra esperar porque ele quer descer e me ajudar a "nabobar", ou seja, ele corre na frente e fica lá de dentro da garagem gritando "pode vim, pode vim","dá uma rezinha, tá bom". 
Rarara 
Tododiasempreigual!!!
E eu faço do jeito que ele fala, demonstrando confiança nele e na capacidade dele.
Assim vejo que ele vai construindo sua noção espacial, e sua auto confiança!
Independente do assunto, proporcionar o ambiente para a base emocional da criança é muito importante.


Elaborando suas construções em palavras, movimentos e engenhocas...
imagem: blogdabia.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário