domingo, 18 de maio de 2014

Não gosto da parte macia -> <- Só gosto da parte macia

Tenho um filho, mas -muitas- vezes parece que são dois... rarara
E agora o motivo é como ele tem mudado de ideia rapidamente, no mesmo dia, inclusive!

Numa semana ele adora azeitona, pede para comer pura antes do jantar, come no jantar, pede ou pega as que estão nos nossos pratos. Semana seguinte ele tira até os pedacinhos de azeitona que estão no seu prato e diz: "Eu não gosto de azeitona"... 
De manhã só quer a parte macia do pãozinho, à tarde fica bravo porque só tem parte macia (miolo) no prato dele e ele só gosta de casca, e quando descobre que o pai comeu a outra parte então... até chora!

Sabemos que é fase, afinal, "tudo é fase" nos ajuda a passar o dia-a-dia... hehehe
Mas meu marido gosta de lembrá-lo todas as vezes em que ele diz que não gosta de algo, que ele gosta sim, mas não tem problema não querer naquele momento. Meu filho se dá por satisfeito.

Desde bebê ele tem essa relação de monotema com comidas... rsrs
Tinha dias que só comia tomates. Pronto. Podia eu oferecer-lhe um monte de alternativas, ele queria mais e mais e mais do mesmo.
Então, se o pedido é genuíno e não vai causar-lhe mal, pra que esquentar a cabeça, não é mesmo?

Hoje sinto falta de quando ele gostava de bananas mais do que um macaco... kkk Era um bebê pequeno e comia 4 bananas seguidas, e eu morrendo de medo de dar um negócio nele, nem sei que negócio seria esse, mas algo como estufamento de estômago... kkk
Banana agora só pra brincar de fruteiro, coisa que ele adora fazer. Mas comer que é bom, nem na torta doce, "ele não gosta"... rsrs

Essas coisas nos relembram como é importante para a criança ter à sua disposição sempre alimentos saudáveis como alternativa. Sem corante, sem conservante, se der até sem veneno (agro-tóxico).
E vamos colocando os nutrientes no alimento sensação do momento: se é arroz com champignon que ele pede, cozinhemos com um pouco de quínua, vamos botar ali um caldinho de legumes que foram cozidos à parte, um tanto de gersal, e assim vai, com criatividade e um pouquinho de conhecimento, né?

E que ele possa experimentar a vida sem achar que precisa se prender, para sempre, à sua primeira opinião!
Delicioso pãozinho de chia, vegano, sem glúten, com quínua, amaranto, batata doce e fibra da polpa de beterraba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário