terça-feira, 18 de março de 2014

"Seu sorriso: sua marca!" Uma irmã e uma descoberta.

Hoje é aniversário da minha irmã mais velha.
A que foi filha única por 4 anos e mesmo depois tendo que dividir os pais, a casa e os brinquedos, foi uma adorável pessoa!
Aquela irmã que continuou me amando depois de eu estragar toda a sua bandinha, abrindo cada um de seus brinquedos (tirando a corda do violão, rasgando a sanfona, etc, tudo pela ciência, tudo para ver como o som acontecia).
Para descrevê-la ainda haveria muito, e posso afirmar que não é necessário, esta pequena introdução já se encarrega de deixar claro que ali há um ser humano amoroso e que sabe se refazer!
Dias atrás - ela não me ligou - para contar seus dilemas com as novas possibilidades de trabalho, e isso e aquilo, e esse tem melhor salário, e aquele tem esse benefício, e o outro tem um impedimento assim e tal. Eu soube pelo meu pai e lógico que liguei na hora para saber melhor e para conversarmos. Ela disse que não queria me incomodar com esses assuntos a essa distância (mil quilômetros de distância entre nós, para quem não sabe...).
Conversamos, e aquilo ficou na minha cabeça. Os dados daquele assunto em si e também a abstração deles, pois em geral, são pertinentes a situações e pessoas diversas.
Eu também tô numa situação um pouco parecida, pensando o que faço da vida... rsrs
Muito já pensei e já 'des-pensei', e ontem cheguei a uma conclusão deliciosa, que hoje quero compartilhar com minha irmã.

"Sou capaz de fazer muitas coisas, MAS SÃO POUCAS COISAS QUE ME FAZEM!"

Por vezes, queremos tanto uma coisa, e quando ela finalmente acontece, nós já mudamos e aquilo não faz mais tanto sentido... Minha irmã passou num concurso que era o seu sonho ao iniciar na primeira faculdade, aos 17 anos. Mas já se passaram outros 17 anos... Certamente ela já mudou muito. Já fez outra faculdade, já teve outros sonhos, e agora esse se aproxima de tornar-se realidade e... Pra onde foi aquela empolgação? E o novo rumo profissional? Afinal, são mais de 17 anos em outros trabalhos.

A gente muda, o mundo muda por isso, nossas vontades mudam, nossa cabeça muda, nossos sonhos mudam, a família muda, o rumo muda. E é tão bom que seja assim! Bem vinda, mudança, pode chegar e se instalar!

Ontem eu recebi um belo presente! Um amigo querido me presenteou com danças circulares, que eu pratico há anos, adoro, e que venho preparando para realizar na nova cidade que moro. E com ele vieram dois grandes presentes: um momento de afeto muito grande entre meu filho e eu, com o companheirismo dele, a parceria, e a sintonia de vibração entre nós; e também o elemento que faltava para compreender algo que eu estava buscando.

Dancei, dancei, dancei... tirei o foco da mente, deixei rodar no corpo, e como isso me toca fundo, só então compreendi: A dança me compõe!
Eu posso fazer muitas outras atividades na vida, e em termos laborais também: no que for preciso mesmo! E gosto de muitas coisas, como cozinhar, limpar, ensinar, projetar, articular, analisar, pesquisar, redigir, cantar...
Mas são poucas coisas que me arrancam um choro emocionado, que me fazem me sentir inteira! Poucas me fazem me sentir tão bem! São poucas que juntam minha mente, corpo e alma, sabe? Que naquela hora me põe no presente sem deixar espaço ou sentido para preocupações externas.
Há anos atrás, eu abominaria a ideia de dançar. Não dançava nunca, nem nas festas com a família. Nunca imaginaria que dançar me faria bem, e que poderia ser minha profissão um dia. Mas aqui estou, feliz com a mudança, e aberta ao que mais vier. Tantas coisas inimagináveis ainda poderão me acontecer, que delícia! 
Hoje eu fico feliz com isso. Amanhã eu não sei, e o melhor, não estou preocupada em saber! Quando o amanhã virar hoje, eu vou descobrir.

Então, minha querida irmã, nesse seu aniversário, permeado de dilemas sobre o trabalho, as opções de vida e os rumos que mudam a partir de sua decisão, quero lembrar-lhe que a vida só acontece hoje, e que quando você estiver completa, nenhum outro pensamento a perturbará.
Eu sei que você é cheia de talentos, e agradável como é, todos a querem por perto, mas na hora de escolher, não pense naquilo que você vai fazer. Perceba o que é que vai fazer você!

Bem, sei que não preciso dizer, mas quero, então direi: te amo um montão, te quero bem demais, e tô me esticando ao máximo aqui pela internet para garantir que meu abraço chegue até você! Acho que nunca disse, mas seu abraço é acolhedor! Obrigada por tudo, gratidão! Te amo de novo!

Seu sorriso: sua marca!
Foto pessoal: blogdabia.com





Um comentário:

  1. Nooossaaaaaaa!!!!

    Em que parte eu consigo respirar mais fundo e parar de chorar??

    Bia, vc escreveu muitas coisas que eu gostaria de dizer e que certamente muitas pessoas também pensam a respeito da Di: uma mulher incrível com um sorriso especialmente marcante!!! Fora tantos outros adjetivos... ;)

    E quanto à vida...???
    Aaaaaahhhh... essa vive a nos mostrar novos caminhos, oportunidades, histórias... algumas, que como bem descreveu, são velhas companheiras, mas que agora enxergamos com outros olhares e já não nos apetecem tanto assim!

    Como um de nossos grandes poetas escreveu e que sempre marcou minha vida:
    "O senhor mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão." (Guimarães Rosa, 1956, Grande Sertão Veredas).

    Pois é... afinando e desafinando por aí... em busca de maior conhecimento da própria voz, da própria tessitura... do melhor som que possa ter... do timbre que nos torna tão singular, dos tons em que preferimos cantar... enfim... da música de nossas vidas que vamos compondo dia-a-dia... e que compartilhamos como obras artísticas em constantes construções! ;)

    O objeto de nosso desejo sempre mudará! E isso é ótimo! É isso que nos mantém sempre caminhando em frente! Mas o mais importante é o próprio desejo! De crescer, aprender, desenvolver, viver!
    Como diz Adélia Prado: "Não quero faca nem queijo; quero é fome!"

    Di, que vc tenha fome de viver, todos os dias!

    Feliz aniversário!

    Beijos às minhas duas irmãs tãaaao amadas!!! ;)

    ResponderExcluir