sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mãe é instituição!

Foto: luardabia.blogspot.com


Espera-se determinadas atitudes de uma mãe... Mas ela é só uma mulher comum! Ao 'virar' mãe, uma carga já instituída lhe é acrescentada.
A partir desse ponto de vista, ser mãe é muito mais abrangente do que engravidar ou adotar uma criança.
Pode-se considerar mãe qualquer mulher que passa a ter cuidados de maternagem: com seu filho, com um animal de estimação, com alguma escolha, outras crianças...

Você pode estar discordando da opinião emitida acima, mas provavelmente concorda com a ideia de que quem abandona o filho não é 'mãe de verdade'.
Se quem abandona, não é 'de verdade', quem assume, é!

Ter um filho, um cachorrinho ou investir num sonho - experiências únicas e distintas, mas unidas transversalmente pela possibilidade de cuidar, de se sentir mais plena, importante para si mesma e contribuindo para algo maior.
É claro que só levamos das experiências aquilo que desejamos: podemos ter um animalzinho em casa e cuidar de uma maneira mais ou menos, ter lindos filhos e quase não conviver com eles, ter a chance de maternar e dispensar - são escolhas.

Com o Dia das Mães batendo à porta, lembro do quanto transforma nosso ser assumir a maternagem, seja ela qual for... um dia nos tornaremos pais de nossos pais, não é assim?
Se você resolveu assumir a Instituição "Mãe", então te felicito neste dia, por todos os dias!

2 comentários:

  1. Sem dúvida ser mãe é uma das melhores coisas do mundo!
    Obrigada pela visita e pelo carinho la no blog!!
    beijos!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Mãe é mãe né? hehehehehehehe

    Vim tb agradecer seu comentário no Blog Vejo Vozes.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir