sábado, 22 de janeiro de 2011

A dor de amamentar



Na maternidade, quando me trouxeram o bebê para amamentar pela primeira vez, senti uma emoção única na vida! Mas fiquei em dúvida se estava saindo leite ou não, e aquilo estava me ‘encasquetando’... até que vi uma gotinha de leite! Que alegria!
Começou a machucar o bico do peito logo no comecinho... humm... não é nada confortável conviver com a dor e o bebê voltar a sugar ali. Eles sugam com força!
Não sei qual das “simpatias” (brincadeirinha...) deu certo, mas vou resumir aqui tudo o que fiz e posso dizer que em menos de uma semana após o nascimento do bebê, eu não sentia mais dor alguma, e nem tinha mais nenhuma fissura! Então lá vão as receitinhas:
 - No último mês de gravidez usei a técnica de esfregar o seio com bucha vegetal, aumentando gradativamente o número de vezes e a intensidade.
 - Usei a concha de amamentação após o nascimento (grande, com furinhos em cima para ventilar). Ela permite a ventilação e isola o bico do seio, que muitas vezes está ferido, do contato com o tecido.
 - Usei a pomada Lansinoh – ótima, por sinal. Parece que é a única que pode ser engolida pela criança. Ou seja, não é necessário retirá-la. Já pensou? Passar a pomada no ferimento e ter que tirar a cada 2, 3 horas? É mais esfregaço no local...
Quero dizer que respeito as mães que não conseguiram levar adiante a amamentação no peito! Se a mãe sente-se infeliz ao fazer isso – por dor ou outro motivo – como poderá transmitir tantos benefícios ao bebê? A ditadura de ter de amamentar no peito pode trazer mais dor a quem já está frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário