segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Transformação total nível 10!

Bah... 
Mais de um ano sem postar. Não faltou vontade, não faltou assunto, não faltou arrependimento por isso... 
Escrever me reorganiza e talvez tenha faltado coragem (humm... não é bem isso), acho que faltou chegar o momento de sentar e me reentender, já que o processo de transformação foi total nível 10, sei lá de quantos níveis, já que não quero limitar a vida, e tenho gostado dela ser tão surpreendente!

Perceberam que comecei o post com "Bah..."?
Uai, a paulista filha de mineiro aprendeu a sentir e expressar o que vem a ser o Bah gaúcho! 

Um breve resumo, muito piquitico mesmo, só para situar das mudanças transformações das quais estou falando:

- mudamos de domicílio: São Paulo para o Rio Grande do Sul
- mudamos só nós três: papai, mamãe e filhinho
- mudamos porque quisemos
- mudamos sem ter nenhum parente num raio de mil quilômetros
- mudamos sem nenhum armário de quarto e cozinha
Casa grande, fim de reforma, pedreiro, pintor, eletricista e todos os outros que faziam com que a nossa casa parecesse um canteiro de obras e não um lar.
A cabeça também mudou um bocado, e queríamos uma casa com menos área interna e mais pátio, afinal ficamos todos juntinhos dentro de casa, além do trabalho de limpar e manter uma casa grande, e além das ideias de que precisamos de pouco para viver - a essência da vida requer pouco! Consequência:
- mudamos de residência: viramos vizinhos da casa que morávamos, e nossos antigos vizinhos passaram para a nossa casa (a grande) e continuamos com ótimos vizinhos. Foi muito bom ter a chance de "escolher" os vizinhos... rsrs
- mudamos para uma casa recém terminada, linda, mas com muitos problemas. Muitos. Alguns (sérios) ainda persistem...

Então saímos de uma cidade enorme para uma cidade micro, do calor abafado e poluído para a beleza da neve e as geadas constantes. Reaprendendo a viver o cotidiano. 
Já pensou em se mudar para um lugar onde t-o-d-a-s as pessoas são suas desconhecidas? Todas as relações são novas a você, todos os lugares e muitos costumes? 

Bem, para ser pequeno, esse resumo já deveria ter terminado, mas vamos considerar todo o tempo de "férias" que o blog teve, está bem? rs

- tornei-me totalmente vegetariana - já tem mais de um ano!!!
(você sabia que leite, ovo e peixe não são vegetais, né? então não pergunte se eu não como nem peixe, tá bom?  =P )
- filhote foi pra creche na cidade nova, pra conhecer outras pessoas e não ter seu 'círculo' de conhecidos restrito a nós dois (papai e mamãe)
- aconteceu o desfralde diurno e o noturno tá quase
- ando cada vez menos dependente de indústrias e grandes corporações em geral (já fiz meu desodorante, aromatizante de ambiente (tudo com óleos essenciais), não uso mais amaciante de roupas e muitas outras coisas)
- especializei-me em comida saudável, pesquisando, aprendendo, testando e comendo, claro.
- voltei a trabalhar fora formalmente
- respondi a perguntas inusitadas a alunos gauchinhos, curiosos sobre a vida em SP, a mais marcante foi "Profi, a senhora era famosa lá em São Paulo?" (O que mais deve se passar nessas cabecinhas, não?)
- conheci o que é minimalismo (brevemente: focar-se no essencial e eliminar o supérfluo), e tenho buscado aplicá-lo nos diversos campos da vida
- fui a SP três vezes em quatro meses especialmente para visitar meu pai, que caiu do telhado e ficou quatro meses internado (quase o tempo todo em UTI)
- viviiiiii e aprendiiiiii demaaaaaais com esse momento
- voltei a estudar e usar Libras
- cantei no show de natal da escola... kkk... que vergonha pública... rsrs

De tudo, de tudo, tem ficado duas coisas bem fortes comigo:
Viver o momento de forma consciente, seja ele qual for, não o desperdice. (É tudo o que você tem, é o agora)
Me peguei vivendo sonhos lá de trás - tô até tentando lembrar outros sonhos pra ver se ainda quero vivê-los mesmo... rsrs), como por exemplo: numa visita que fizemos ao Rio Grande do Sul há uns 7, 8 anos, eu vi uma garotinha que acompanhava seus pais vendendo seus produtos caseiros numa feira de produtos locais, pensei e disse ao meu marido: "É com essas crianças que eu quero trabalhar", como bem escreveu Rubem Alves "Quero ensinar as crianças, elas ainda tem os olhos encantados", e aquela menina os tinha!
E no ano passado atuei como professora substituta na (única) escola municipal da cidade, e conheci de cara pelo menos 300 alunos, podendo trabalhar com uns de maneira mais próxima do que com outros, nas aulas de reforço. Aliás, esteve aqui outra realização de sonho: eu saía com os alunos à pé para pesquisarmos animais pela vizinhança para escrever, ou então para comparar o preço dos mantimentos nos mercados, e tudo de maneira simples e tranquila!
Focalizei rodas de Dança Circular (até com mais de 150 pessoas), sigo cozinhando, criando pratos, e espalhando o que sei sobre vida saudável.

Sigo VIVENDO A ALEGRIA DE VIVER AS ESCOLHAS, de ser e passar o que sei e sou para o meu filho, sigo vivendo o companheirismo do casamento.

Mas bah... do tanto que chorei e ri nesses últimos tempos, talvez o blog tenha esperado o tempo necessário para não parecer confuso ou bipolar... hehehe

Quero - com muita força - não sumir daqui, para que eu não sinta mais essa sensação de que há uma parte de mim perdida (é bem ruim), então terminarei com uma frase que eu tinha recortada de revista quando era adolescente e agora serve para terminar esse post, e é para você:
"Você vem ou será tarde demais?"

De brinde e para comover... rsrs... uma foto do dia em que o sr. misturador de comida (meu filho) estava comendo ao mesmo tempo: polenta, morango e chimarrão, era uma bicadinha em cada um, sequencialmente - metódico como é - e sem deixar pra depois três coisas que ele adora comer nessa vida. Temos muito o que aprender com esses pequenos pouco formatados socialmente!
Fonte: blogdabia.com






3 comentários:

  1. Oi, amiguinha!
    que bom que também voltaste a postar! Vamos nos incentivar mutuamente, sim. Menina, que coisa isso com o teu pai, hein? como ele está agora?

    Bem, desejo muito sucesso na nova vida que escolheram seguir. faz muitos anos que eu, meu marido e filhas moramos longe da família. È barra, mas já estamos acostumados. Ah, Bia, tenho novidades: estou com um bebê de 2 semanas, acreditas? Dessas peças que a vida nos prega...

    Grande abraço

    Ana Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Júlia, agradeço demais a visita!
      Que novidadeeeeee!!!! Não dava mesmo para imaginar, né?
      É um menininho?
      Bem, desejo-lhe muita serenidade nesse momento (e que tenha muito leite.... rs e que as irmãzinhas vivam o momento, e que o marido lhe paparique... rarara)
      Luz!
      Com carinho, Bia.

      Excluir
  2. Uaaaaau!!!
    Quantas transformações!!!
    E quantos aprendizados (seus e, consequentemente, nossos tb!!)

    Bah, tudo de bom por aí, tchê!
    ;)

    Beijão!!

    ResponderExcluir