sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nada de andador: Caixa para apoio! Feita com muito carinho pela mamãe!

Imagem: luardabia.blogspot.com
Detalhe: meia com antiderrapante.

A fisioterapeuta Tara Losquadro Liddle, em seu livro "Coordenação Motora", dá informações bastante completas sobre o tema (vale a leitura!), e cita um estudo realizado com seis pares de gêmeos, meninos, de 10 meses. Um grupo de gêmeos passava 2 horas por dia no andador, e o outro grupo não, sem nenhum tipo de treinamento também. O resultado foi que o grupo do andador andou sozinho mais tarde, e trabalhou menos a musculatura, como por exemplo o quadríceps (músculo responsável pela extensão dos joelhos), chegando a conclusão de que o uso do andador modificou a mecânica de locomoção infantil.

Muito se discute sobre o uso de andadores como forma de estimular o bebê a andar.
Temos a considerar:
Muitos acidentes acontecem com a criança no andador.
A criança não consegue abaixar-se para pegar um brinquedo no chão, 'andar' passa a ser limitador.
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso.
E tantos outros ítens...

Nem tudo está perdido!!!
"Andar com apoio ajuda a fortalecer os músculos adutores e abdutores e também ajuda a dar formato ao acetábulo (a parte do osso ilíaco onde o fêmur se encaixa).
(...) Erguer os dois braços do bebê acima da cabeça e fazê-lo andar também não o ajudará a se tornar capaz de andar sozinho com boa postura e controle motor. Em vez disso, deixe-o empurrar brinquedos ou uma cadeira infantil." (Capítulo 4: "Sentar, Agachar e Ficar em Pé", p. 133.)

Eu aprendi, em creches que trabalhei, a montar uma caixa para servir de apoio ao andar da criança.
É muito funcional! Vou contar pra vocês como tenho feito, porque já fiz para o meu bebê, para o amiguinho, tô fazendo pra amiguinha agora... rsrs.
A caixa também serve para a criança apoiar para levantar de forma independente. Sair do 'sentado' para o 'em pé' é etapa importante, e que muitas vezes, os pais agem no lugar das crianças, levantando-a para que se apoie em algo.

Eu utilizo:
Revistas
Caixas de leite
2 caixas iguais e firmes, preferencialmente de garrafa de vidro, porque além de reforçadas, costuman ter divisórias por dentro. Caixa para 12 vinhos, por exemplo, é suficiente para um bebê pequeno, de uns 65 cm. Se o bebê for maior, caixa maior.
A caixa precisa ficar numa altura confortável para o bebê empurrar com os bracinhos adiante, abaixo da linha do peito.

Eu arranco e amasso as folhas de revistas, e vou compactando na caixa de leite ou saquinhos de fralda e algodão (especialmente para preencher os cantinhos). Reaproveitamento, gente!
Encaixo as caixinhas dentro da caixa grande, e a coloco "de lado" dentro da outra caixa. Encaixo uma na outra. Faço um acabamento com contact, para que a caixa aguente o uso constante e também para poder limpar com pano úmido (os bebês costumam pôr a boca, né?). Aproveito para criar enfeites, coloco o nome da criança, coloco foto do bebê, coloco desenhos firmes com velcro - para que a caixa seja ainda mais lúdica, e o bebê trabalhe outras coisas também.

Imagem: luardabia.blogspot.com
Observe que os dois bonequinhos no lado direito estão com velcro. 
Essa foi para um bebê que estragava o velcro do tênis de tanto puxar... rsrsrs
Imagem: luardabia.blogspot.com
Espero que, a partir dessa leitura, você possa pesquisar e refletir mais sobre o assunto. Nossas escolhas são válidas quando temos conhecimento e sabemos pelo quê estamos optando.
Se tiver dúvidas, pode deixar um recadinho. Se for meu amigo pessoal, e tiver um bebê, pode pôr seu nome na fila para ganhar uma... rsrsrs





2 comentários:

  1. Oi Bia td bem? Estou fazendo a caixinha, espero que dê certo! Rs falta um pouquinho de revista mas esses dias devo acabar pra começar a parte decorativa :). Estamos com saudades de vocês! Vamos ver se nos encontramos qqer dia. Beijos a você e no bonitão do Raul.luciana

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    já sei que arrumou as revistas (conforme conversamos por interfone... kkkk).
    Um abraço, e qualquer coisa, é só chamar! =)

    ResponderExcluir