quinta-feira, 21 de julho de 2011

Exercícios para ficar quase sentado e sentado

Estou lendo o (maravilhoso) livro “Coordenação Motora”, de Tara Losquadro Liddle. Ela é fisioterapeuta infantil, mestre em fisioterapia e com 20 anos de experiência em clínica particular. Estou aprendendo muito com ela, e quero compartilhar aqui um pouco desse conhecimento.

*Faça o bebê empurrar os pés contra as suas mãos ou contra o seu peito quando ele estiver deitado de costas. Esse movimento ajuda a trabalhar os músculos abdominais, a alongar os músculos da coluna e a flexionar a cabeça. Também causa pressão – uma boa estimulação tátil - nos pés.

Foto: 4.bp.blogspot.com
*Sente-se em uma cadeira e coloque o bebê sentado de costas para você. Segure-o pela cintura. Incline-o lentamente para frente e para trás. Esse movimento ajuda a trabalhar a musculatura da coluna e do abdome.

*Sente-se no chão com as pernas esticadas e abduzidas (abertas). Sente seu filho entre as suas pernas. Deixe-o encostar as costas de leve no seu peito, sem curvar a coluna. Quando você se mover para o lado, o bebê vai mover-se também. Dessa forma, você pode ajudá-lo a aprender a transferir o peso, com apoio.

*Sente-se no chão com as pernas esticadas. Sente o bebê de lado sobre a sua coxa. Segure a barriga e as costas dele. Você pode se sentar perto de um sofá ou de uma parede para apoiar as costas. Lentamente incline o seu filho para trás. Esse movimento vai ajudar a ativar os músculos abdominais do bebê. Quanto mais acima você segurar nas costas dele, mais apoio estará dando.

*Agora coloque seu filho sentado sobre sua perna com as pernas abertas, como se ele estivesse montado em um cavalo. Faça-o tentar pegar os dedos do pé. Ele pode usar os braços para voltar à posição enquanto usa simultaneamente os extensores do quadril para ter um controle dinâmico da coluna. Quando o bebê se apoia para voltar a sentar, o peso é transferido a diversas partes dos pés dele. Isso auxilia a preparar os pés para as transições levantar e depois andar.
(Capítulo 4 : “Sentar, agachar e ficar em pé”, p. 134 e 135.)

Um comentário:

  1. É por isso que ele está tão esperto, né?

    Sendo bem estimulado, só vai se desenvolver mesmo!!!!
    =)

    Ah, ontem estava vendo o vídeo que ele aguarda que a prima pule e depois começa a pular tb!!!
    Encantador!!!!
    ;)

    Beijão!

    ResponderExcluir