quinta-feira, 21 de julho de 2011

Copo de treinamento / Copo de transição

Foto: espacobebe.com.br


Esse copo é uma possibilidade de transição entre a mamadeira e o copo comum.
Como resolvemos não oferecer a mamadeira, começamos a dar o suco na colher. Já postei aqui.
Achei que estava havendo um pouco de desperdício de suco, pois era meia colher de suco pra dentro e meia para fora da boca... tentei colocar só um pouquinho por vez na colher, mas não resolveu. No copo comum ele também ‘gostou da brincadeira’, mas ainda assim estava vazando muito pelo cantinho da boca.

Parti, então, para o uso do copo de treinamento. Para haver a saída de líquido, a criança precisa continuar a utilizar bastante a musculatura da boca, língua e mandíbulas – exige um certo esforço. Assim como mamar no peito, todo esse esforço favorece o desenvolvimento da oralidade.

Existem dois tipos de bico: o rígido e o de silicone. Na fase inicial da dentição, o silicone ajuda a não machucar a gengiva do bebê.
Coloquei seu suquinho preferido, para haver maior interesse. Em três dias, ele estava dominando melhor a sucção, e bebendo bem mais suco do que antes.

Entretanto, continuamos a oferecer líquidos na colher e no copo comum, para que a criança se acostume e possa ‘se virar’ em qualquer adversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário