domingo, 3 de abril de 2011

Criança destra, jovem ambidestra, mamãe polvo.

Quando criança fui naturalmente desenvolvendo a coordenação motora fina com a mão direita.
Na adolescência cursei a Linguagem de Sinais (comunicação com surdos) e passei a utilizá-la bastante. 
Acabei tendo  tenossinovite, inicialmente dores na mão, que foram até o cotovelo, e depois até o ombro... Virava e mexia estava eu lá, com o braço imobilizado. Por fim, comprei uma tala para colocar quando precisava aliviar um pouco as dores. Passei a viver ‘entalada’... =o)

Na ocasião eu cursava Magistério em período integral, e ao contrário do que muito pensam, não aproveitava que estava imobilizada para ‘não fazer lição’, eu fazia Magistério, lembra? Apesar de estar com 14 anos, já estudava e refletia sobre a Educação.
De tal forma que comecei a desenvolver habilidades com a mão esquerda. Acabei aprendendo a escrever – legivelmente, mas não fica bonito – e a realizar tantas outras atividades corriqueiras. Já experimentou escovar os dentes com a mão invertida ao seu costume?

A criança destra tornou-se jovem ambidestra. Já a mamãe polvo...
Como resolver pequenos detalhes do dia-a-dia tendo um bebê, e dispondo de "apenas" duas mãos?
O bebê chora, a gente pega. Aí percebe que precisa trocar a fralda. Mas já poderia aproveitar para dar um banho... Precisa encher a banheira, levar para o quarto, mas o bebê tá no colo, e chorando. Se colocar no berço, ficará nervoso demais... Humm... que difícil...
Mas a gente acaba encontrando outra mão, outro braço, sei lá, o pé abre a maçaneta da porta... Sabiam? =} 


O motivo para a bolsa do bebê virar a bolsa da recém-mamãe por um tempo é que não tem ombro para pendurar tanta coisa!
Consegui sair sozinha com o bebê para passear na casa de uma amiga: desci o elevador com bebê, bebê conforto, bolsa dele, bolo para levar na casa da amiga, álbum de fotos... É claro, precisa pôr quase tudo no chão só para conseguir rodar a chave na porta para abrir. E para fechar depois também. Para abrir o carro também... Trabalhoso... 
(E tomara que não esteja esquecendo de nada!)  ;-]

Nenhum comentário:

Postar um comentário