Dicas para Grávidas!

Bolo de Fralda Descartável - Receita
Você, que está navegando pela internet em busca de uma ideia interessante para o seu Chá de Bebê ou da sua amiga, ou da sua irmã, ou da sua vizinha, ou da sua tia, ou da sua avó... (vixi, agora eu apelei!)
Então... achou!

Bolo de Fralda Descartável
Ingredientes:
46 fraldas descartáveis  (para um bolo de 3 andares, mas você pode fazer menor)
36 elásticos (de dinheiro)
cola quente (ou outra poderosa)
fitas para decoração da cor que desejar

Preparo:
Assista a esse vídeo na internet, e mãos à obra!

Fiz, com muito carinho, pro Chá do meu sobrinho que ainda não sei o nome (fica aqui meu protesto, hein, irmã e cunhado?!). 
Ao separar as fotos para mostrar a vocês, percebi que não tenho uma foto do bolo prontinho, mas tenho da confecção. Tá valendo, né?
Só pra constar que tanto eu quanto meu filho nos divertimos muito na tarde em que confeccionei o bolo.
Eu abri um saco com 90 fraldas (usei as fraldas que compro para o meu bebê), e enquanto as enrolava, ele as espalhava pela sala afora...
Imagem: blogdabia.com

Imagem: blogdabia.com

Imagem: blogdabia.com

Presente pra grávida!


Quando uma amiga avisa que está grávida, na maioria das vezes, as pessoas dão presentes para o bebê - o que é muito legal! 
Mas, em geral, eles causam mais ansiedade ainda, pois ficamos curiosas em como aquela roupinha vai ficar no bebê, como ele será, etc... Isso sem considerar que precisaremos esperar meses para utilizar!

Então, uma sugestão que deixo é presentear a grávida! Com algo para ela!

Já postei aqui sobre roupas para grávidas. Contudo, existem outras sugestões mais fáceis e baratas, como por exemplo esse potinho com mix de castanhas e frutas secas. Irresistível! Uma bela oportunidade de usar sua criatividade e carinho na montagem dele, além de oferecer saúde a quem precisa de cuidados especiais!

Imagem: luardabia.blogspot.com
Esse daí de cima já tem dona! Fiz para minha irmã, que vai trazer ao mundo mais um bebê para eu amar de montão! O potinho é bem pequeno, que é para ficar na bolsa mesmo, e saciar a fome com facilidade e qualidade. Aprendi com uma nutricionista durante minha gestação.

A grávida também pode gostar de Leituras a respeito do tema, ainda que não seja o primeiro filho. Tem muitos livros a respeito de educação de filhos, de desenvolvimento do bebê, de irmãos para o primogênito, como educar meninos, meninas, como se sentem os pais, e por aí vai...

Uma pasta bonita e especial para guardar os exames do bebê, um caderno legal para ela anotar as novidades ou como se sente (se ela gostar de escrever), um filme sobre bebês, etc.

Algo para ela, entende? Que ela possa usufruir no momento, para acalmar os ânimos, e não aumentar... rsrs

A Maior de Todas as Dicas!!!

CUIDE-SE BEM E APROVEITE ESSE MOMENTO TÃO ESPECIAL!



Antes de engravidar...ou... o que Fazer Assim que Souber:
Está planejando engravidar ou acabou de descobrir que está grávida?
Pois procure imediatamente uma ginecologista obstetra de sua confiança. Caso ainda não tenha, vale informar-se com amigas que fizeram parto recentemente. Pode ser que você vá no mesmo médico e não “vá com a cara dele”. Procure outro: você precisa se sentir segura com o que ele lhe transmite.
Fui numa médica que não olhou na minha cara!!!! Como eu poderia voltar? Encontrei uma maravilhosa em seguida! Indico para todas que me perguntam!
O médico te instruirá a tomar Ácido Fólico, essencial para a formação fetal. Então, se pensa em engravidar, diga ao seu médico, pois ele com certeza te receitará meses antes. Algumas grávidas enjoam tanto no início da gravidez, que não conseguem fazer o comprimido parar no estômago.
Converse com o médico, pois existe até a possibilidade de tomar o ácido fólico na forma de injeção. O importante é você insistir, pois esse componente ajuda a evitar a má formação congênita, ou seja, ajuda a fechar o tubo neural, evitando o ocasionamento de hidrocefalia e meningocele (muitas vezes a criança não conseguirá andar). E isso se forma até o 3º. mês!
Para o 2º. e 3º. trimestre será indicado um complexo de vitaminas para que atenda todas as necessidades do bebê! E tudo isso numa cápsula só…
Encontre seu cartão de vacinação e mantenha-o em dia. Há vacinas que você pode não ter tomado, ou que tenha tomado há muito tempo, e seja importante reforçar. A anti-tetânica, por exemplo, tem de ser tomada a cada 10 anos, mas se estiver grávida, é bom ter tomado uma dose há menos de 5 anos.



Cuidados com o Corpo

Alimente-se bem e beba muita água! Parece um conselho tão batido, mas é essencial. Então vamos relembrar: Alimente-se bem e beba muita água!
É importante lembrar também que tinturas ou outros produtos químicos para os cabelos são sempre fortes demais e não recomendados para gestantes. Dizem que é bom evitar cortes muito drásticos nessa fase, pois já há mudanças demais ocorrendo conosco, e cortar muito os cabelos pode mexer muito com nossa aparência, e é algo que será bem difícil para normalizar.
Estrias são de fator genético. Se sua mãe teve, provavelmente você terá. Essa frase foi dita por um dermatologista! Ao me consultar, ele explicou que hidratar a pele é importante também, mas não determinante. E como nossa pele também fica mais sensível, o melhor é utilizarmos os cremes que puxam mais para a linha dermatológica do que cosmética, com perfumes e tal, para ter menos risco de causar alergia. Tratar alergia na gravidez é dificílimo!

Eu utilizei o hidratante Hidramamy, da Mantecorp, e gostei muito. Ele deixa a pele bastante hidratada! A orientação médica foi a de passar 2 vezes ao dia.

 

Acompanhamento do que Acontece

lá Dentro

Existem sites bem bacanas que, semanalmente, enviam-nos emails informando o que está acontecendo conosco e com o bebê na semana gestacional em que estivermos. Basta entrar e cadastrar seu email.

Dois deles são:

Na lista de links ao lado, tem um disponível para que você possa ver um vídeo – como uma animação 3D para acompanhar a gestação. É muito bonito e bem curtinho!

                                       

Roupas para o bebê


A Fábrica Tip Top abre saldo de coleções um domingo por mês, mas é preciso pegar o convite para entrar. Veja se alguma amiga tem. Você só consegue pegar convites quando já está lá, ao pagar no caixa, então, é bem legal que uma pessoa pelo menos vá, para garantir convites para o próximo mês. As compras lá compensam bastante. Fica na Barra Funda.
Fábrica Keko Baby: http://www.kekobaby.com.br/
Entre no site para ver a data do próximo bazar: eles acontecem num sábado por mês, das 9h às 15h. Rua Alice Costa, 320. Campestre – Santo André. Tem muuuuuitas coisas lindas! O preço não é baratinho, mas é muito bom! As roupas são muito bem feitas, bonitas e modernas. Compensa!
Loja Bercinho de Ouro:
Av. Artur de Queirós, 309. Casa Branca – Santo André (rua das concessionárias, próxima aos Bombeiros da Perimetral) Fone: 4436 0774
Muito bacana o atendimento, e os preços são os mais baratos! Pode olhar em outra loja, lá estará mais barato! A loja existe há uns 30 anos. Tem tu-do! Comprei desde lenço umedecido até o carrinho e o bebê conforto lá!
Vale muito uma visita por lá, pegar uma lista que eles tem de compras de enxoval e verificar o que você precisa e deseja comprar. Tem até uns ’sapatinhos’ de tecido para você presentear familiares, do tipo: “Sou da vovó”, meinha escrito: “Eu amo minha madrinha”, etc… Uma beleza! Bem baratinho!
Lojas Japonesa: No centro da cidade, as lojas Japonesa costumam ter grande diversidade de coisas, a preços populares também. E um pouquinho de roupa de grávida.
Dicas:
Não compre muito body, pois é que mais se tem dado ultimamente, e às vezes a pessoa dá um pacote com três. Você pode comprar uma quantidade mínima, formando um kit básico, e o que vier a mais, será muito bem-vindo!
O tamanho RN é realmente pouquíssimo usado, tem bebês que quase não chegam a usar, ou o fazem por uma semana apenas. Tenha um pouco de P para o primeiro e segundo mês, porque logo já usam o M. Às vezes com 40 dias o P não serve mais…
A etiqueta com o tamanho nem sempre ajuda, pois já encontrei RN e M do mesmo tamanho! Então, como eu tenho alergia à etiquetas, tirei de todas as roupas do bebê também. Aí eu lavei, passei (a parte de dentro primeiro, é o mais importante) e separei pelos tamanhos que eu tinha em casa. Na gaveta, coloquei as pequenas, médias e grandes, a partir do que tenho aqui. Sendo assim, as roupas menores ficaram na primeira gaveta, e os outros, a serem utilizados depois, ficaram nas gavetas inferiores.
Existem fábricas, como a Keko Baby, que já tem a etiqueta diferenciada, parece um carimbo na roupa.
Para lavar as roupinhas, a recomendação é usar sabão neutro, como o sabão de côco também. Já existem lava-roupas e amaciantes próprios para bebê, mas ainda assim contém alta quantidade de química, o que pode desencadear processo alérgico para a pele e para o sistema respiratório do bebê. Não sei se compensa o risco…
O sabão de côco é encontrado em forma líquida, barra e pó. Basta deixar a roupinha do bebê de molho por pouquinhos minutos, retirar e enxaguar bem. Não é necessário amaciante.



Roupas para Grávidas
Logo que descobri que estava grávida, as calças não serviram mais… rsrsrs.. Parece psicológico, mas tem fundamento: o botão da calça fecha bem onde o bebê começa a se formar, e no meu caso, o quadril foi a primeira coisa a mudar: quando acordei, ele já estava mais largo! =}
Então as calças não entravam mais, e quando entravam, pareciam que não iam mais sair! Nossa… aí não tem jeito! Tem que ir para SP mesmo, e no Bom Retiro, nesse caso. Uma calça jeans por aqui (Shopping ABC) não sai por menos de R$ 200,00!!!! Em SP é R$ 70,00. Não é pouquinho, mas é bem mais possível!
Você pode pegar uma época boa para usar vestidos, mas se for no inverno, vai precisar de calça jeans e casaco de frio. É incrível como as roupas comuns não servem! O recorte “pega” bem em cima do bebê… que dó! As blusas sobem da barriga ou apertam a boca do estômago! Eu precisei de cacharrel para grávidas, e ela foi muito útil: não apertava o pescoço, e ela é mais comprida e soltinha na frente mesmo, justamente para acompanhar o crescimento da barriga.
No Bom Retiro tem algumas lojas do segmento. Lá encontrei coisas muito bonitas, e são boas também. Tem roupas modernas, camisolas, sutiãs de amamentação, muitas coisas.
Para o meu tamanho (PP), tive dificuldade de encontrar camisola e acabei achando em outros dois lugares: uma loja de Lingerie no Bom Retiro também, e numa loja de fábrica em Santo André.
Essa camiseta aí embaixo e muitas outras, bem divertidas, são vendidas através do site: www.camisetadamamae.com.br



 

Fraldas

Meninos e meninas:
Na coluna de links, tem um da Revista Veja muito interessante sobre o assunto: a Veja fez um teste para saber quais são as melhores fraldas para meninos e para meninas. Pois é, nem todas as fraldas são boas para os meninos, pois o jato de urina é forte e direcionado. Já o xixi da menina não…
Quantidade:
Tamanho RN3 pct.
Tamanho P20 pct.
Tamanho M20 pct.
Tamanho G20 pct.
Essa é uma quantidade interessante para você pedir num chá de bebê, por exemplo. Existem fraldas noturnas, caso queira, pode pedir alguns pacotes especialmente dela. Mas tem a proteção 12 horas da Pampers Total Confort agora, que era noturna antes, e agora é para todas as situações. É claro que a ideia não é deixar o bebezinho todo esse tempo sem trocar, mas ela pode ajudar em situações em que seja ainda mais complicado trocar!

Preços:
Pelo que pesquisei pela internet, um lugar que tem preço bom é o kitemcasa.com
Eu já comprei outras coisas deles, e eles entregam direitinho.
Lá foi o melhor preço de fralda por unidade que encontrei. Faça a conta por unidade, pois cada pacote tem uma quantidade diferente, e isso atrapalha a conta.



 

Decoração

Tem um Atelier muito bom em Santo André, o Atelier Goin Goin. O site é:
Trabalham lá a Rosana e a Paola, mãe e filha, e elas são bem legais. No site tem um chat, no qual a Paola fica ligada, e costuma responder rapidinho. Caso resolva conhecer pessoalmente, é bom ligar antes, pois é tanta gente, que elas atendem com hora marcada.
Elas fazem um bonito trabalho por um preço legal. Além de personalizarem o que você quiser. Nós reproduzimos a casa dos meus avós, onde nos casamos, e tudo a partir de uma foto.

 

 

 

Dentista


Eu tive o azar de cair uma obturação... Corri na Clínica que costumo ir. A dentista colocou um curativo, pois não podemos tomar a anestesia comum do dentista.
Contei à médica do pré-natal. Ela disse que achava melhor eu tratar do dente direito do que ter uma infecção, o que seria terrível para tratar…
Existe uma anestesia sem vaso constritor, e essa a gente pode tomar. A médica sugeriu que eu procurasse uma dentista especializada em grávidas.
Achei uma Clínica bacana aqui em Santo André, a Clínica Spacci.
Lá tem Fisioterapia para grávidas, natação para bebês, loja de grávida, roupas para bebê, sling, várias coisas.
Rua das Monções, 1109. Fone: 11 4427 4177.
Estou passando com a dra. Eliane Martin. Ela também é ortodentista.


Lembrancinhas


Existe um site na internet que reúne artesãs do Brasil e é recheado de coisas boas. Eu já fiz algumas compras por lá, e até agora, deu tudo certo!
O site é: http://www.elo7.com.br/

 

Novidades

As novidades que eu conheço, até agora, são:

Berço redondo:




O berço redondo, que depois fica oval,  já vem com as grades, depois você tira uma grade e abaixa o estrado: vira mini-cama, depois você manda cortar o colchão redondo em dois e transforma o berço redondo em duas poltroninhas, é só abrir o berço!

Tummy tub:

Ofurô de bebês ou banho de balde. Cuidado para não ser enganado e comprar baldes comuns de lavar roupa… é a segurança do bebê que estará em jogo. Leia mais sobre o assunto antes de tomar a sua decisão. Mas antes olhe os vídeos:
http://tummytub.com.br/
http://bebe.abril.com.br/0_12/corpo/banho-balde-banheira-bebe.php
http://www.youtube.com/watch?v=VbPJrrO9xmw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=irMNxtV7RaI&feature=related



Toalha avental:

Um avental para você dar banho, não se molhar e ainda acolher o bebê nele, antes de secá-lo em sua própria toalha, que pode ficar no trocador… Encontrei no site Elo7, uma artesã de Viçosa – MG.
http://www.elo7.com.br/toalha-avental-lilas/dp/E3022


Almofada Boppy:

Ouvi dizer que a Boppy, marca estadunidense, é muito boa, por conta do material durável, de ser lavável em máquina e de acompanhar o bebê como ninho, apoio para sentar, conforme for crescendo, etc.
http://www.boppyworld.com/BoppyProducts/tabid/63/language/pt-PT/Default.aspx







Sling:

É o substituto do canguru. É um tecido, no qual é possível carregar o bebê de maneiras diferentes: sentado, de costas, de frente, amamentar…
Para isso, basta passá-lo pelas argolas, braço e cabeça. E colocar o bebê conforme as “instruções”…
Acaba liberando nossas mãos e permite um contato físico entre mãe e bebê, ou pai e bebê… Existem de várias marcas já, e os preços variam conforme tecido, modelo… Eu já vi de R$ 50,00 a R$ 120,00.

 

Fotos / Book

Se você quiser registrar esse momento especial de uma maneira especial, faça uma sessão de fotos. Você pode tirar as fotos com as roupinhas de seu bebê, com o pai, irmãozinhos, os padrinhos. E o melhor: na sua casa, com o quartinho do bebê de fundo… fica bem mais pessoal. O ideal é tirar fotos até os 7 meses e pouquinho, pois depois é comum inchar.
Tem umas meninas que estão fazendo lindas fotos, a propaganda pode ser vista no Orkut: gloss photo.
Para ter ideia de alguns valores:

Opção 1

·Cd com 30 fotos em alta resolução;
·2 trocas de roupa (por conta do cliente);
·Ensaio fotográfico de 1 hora e meia em média;
·Maquiagem e cabelo por conta do cliente;
·Direção de cena da fotógrafa;
·Escolha das fotos feita pela fotógrafa;
·Preço: R$ 240,00 em 3 vezes ou 5% de desconto à vista.
*opção de tratamento R$ 5,00 por foto.
**opção de montagem R$ 10,00 (até 3 fotos na montagem).

Opção 2

·Cd com 50 fotos originais em baixa resolução;
·3 trocas de roupa (por conta do cliente);
·Ensaio fotográfico de 2 horas e meia em média;
·Maquiagem e cabelo por conta do cliente;
·Direção de cena da fotógrafa;
·Escolha das fotos para ampliações feita pela cliente;
·20 ampliações 15 cm x 21 cm + álbum simples (cores: rosa, azul marinho, vermelho ou preto);
·Tratamento das 20 fotos para ampliação;
·Preço: R$ 450,00 em 3 vezes ou 5% de desconto à vista.
*opção de montagem R$ 10,00 (até 3 fotos).

 

Música / Caderno


Conforme o decorrer da gravidez, faça as anotações do que está acontecendo e que te marque. É tanta coisa nova, que é possível fazer um diário nesse período, cheio de assuntos todos os dias. E quando as coisas acontecem, são tão importantes, que escrever nos ajuda a guardar nossos sentimentos especiais! Por exemplo: a primeira ultrassom, o primeiro dia em que acordou sem enjoo, ou quando o bebê ganhou uma roupinha, uma toalhinha bordada com o nome, o drama da escolha do nome, as possibilidades que foram pensadas… tudo isso é tão gostoso de viver de reviver!
Vá selecionando músicas que lhe façam se sentir bem, de preferência tranqüilas e orquestradas. Você pode, inclusive, elencar uma para ser a música do seu bebê: toque sempre para ele ouvir, ainda na barriga, e depois, existe uma grande chance dele se acalmar ao som daquela música, pois fica na memória deles, junto com a sensação de conforto do útero, que fará parte da lembrança.


Ainda sobre roupinhas... (e como vestir o bebê)

 Uma vez escrevi sobre as roupinhas para o bebê. Tá aqui.
Lá dei dicas de lugares para comprar roupinhas para quem está em São Paulo e no ABC Paulista.
Agora que tenho mais experiência (rsrsrs) posso acrescentar alguns ítens, que são suuuper importantes também, vamos lá:


A roupinha não pode ser justa, pois é o maior sofrimento para o bebê na hora de passar pela cabeça.
O duro é que, às vezes, não parece apertado, mas na hora H, é aquela briga...
Roupas de algodão, como camisetas, costumam ser justas, inclusive no "barrigão" cheio de leite do bebezinho... =o)
Observe se a abertura da cabeça tem algum botão ou a costura transpassada nos ombros, o que facilita bastante. O body precisa ter a abertura das perninhas largas, para que o bebê não fique com os movimentos presos.
FUNCIONA BEM: Roupas de algodão canelado, que são bastante confortáveis e esticam. É muito fácil encontrar roupas nesse material que sejam de baixo custo.


Foto: luardabia.blogspot.com
Casacos com zíper podem ser perigosos, pois o zíper pode virar para cima sem vermos, e a ponta cutucar debaixo do queixo do bebê. O zíper também pode puxar a pele do bebê que estiver embaixo. Lembre-se que o bebê está sempre encostado em algo ou alguém, o que pode pressionar o zíper contra o corpo.
Também é preciso ficar atenta aos botões que podem se soltar (é muito comum em roupas de lã, a costura costuma ficar frouxa), e também observe se há cordões (é um perigo irem para a boca!)
FUNCIONA BEM: Casaco e jaqueta com botões de pressão.


Roupas com bordado podem ter um acabamento interno um pouco áspero, ou ainda ficar com linhas soltas, que podem 'enroscar' nos dedinhos do bebê ao vestir.
FUNCIONA BEM: É bom passarmos o dorso da mão por dentro da roupa, para sentirmos a textura que o verso do bordado proporciona ao corpo.


Tenha MUITOS MIJÕES, não só por conta das tradicionais 'vazadinhas', mas também para que ele possa se movimentar livremente nas superfícies. É importante ter de vários tamanhos, pois um mijão compridinho que ficar saindo pode atrapalhar o bebê a tentar engatinhar.


No site da Baby Center tem um vídeo que mostra COMO VESTIR um recém-nascido. Para ver, clique aqui. Gente detalhista é complicado, viu? rsrsrs Observem que a bebê está com soluço quando fica sem roupinha. O frio é uma das coisas que pode dar soluço em bebês. Fique atenta à temperatura do local onde fará a troca de roupa.


NUNCA PUXE o bebê para 'entrar' na roupa. Faça o contrário: enrole, dobre e puxe a roupa para colocar no bebê! Parece estranho ao ler, mas na prática, vemos muitas pessoas esticando o bracinho do bebê para colocar dentro da manga da blusa ou do body.


Quando estamos grávidas, queremos comprar as roupinhas mais lindas e cheias de detalhes.
Mas depois, no dia-a-dia, desejamos ter as mais simples, um body e um mijão: é tudo de que o bebê precisa!



Lembrancinha de evento de bebê

Estava há tempos querendo postar sobre a lembrancinha que fiz pro batizado do bebê.
Mas pode ser uma boa sugestão para qualquer evento relacionado ao bebê, ou para você presentear as pessoas próximas também.

Eu fiz um marcador de páginas (marcador de livro) com folhas de scrapbook (folhas decoradas dos dois lados), e coloquei fotos do bebê. Eu nunca havia feito nada, usei apenas de minha criatividade, mas acho que nem pode-se considerar scrapbook mesmo.

O trabalho foi personalizado: Para meus pais, selecionei fotos dos dois comigo quando contamos sobre a gravidez, depois fotos de quando estava beeem grávida (junto com eles), uma foto do bebê na maternidade, outra deles com o bebê na maternidade.

E assim foi, para cada um que foi no batizado. É claro que, para isso, você precisa saber quem vai com antecedência, ou ainda pode confeccionar só com fotos do bebê, da gravidez, etc...

Fica um presente (e tanto!) bonito, único e muito especial, pois todos terão um mini álbum de fotos do bebê!

5 comentários:

  1. Oi Bia...adorei as dicas...seu blog é uma ajuda e tanto...estou com dificuldade em encontar onde comprar o berço redondo, vc tem alguma indicação?? Bju

    Graziele
    graziele.bernardes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já havia respondido para a Graziele na ocasião, mas acho bom deixar a informação aqui, pois pode servir para outras pessoas, né?

    Para encontrar as lojas que vendem o berço pelo Brasil, você precisa entrar no site www.sleeper.com.br, clicar em Lojas Autorizadas e selecionar o Estado.
    A partir dali encontra-se cidades e lojas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia, poderia me indicar qual a loja em Santo André para roupas de grávida que vc comentou no post?
    Obrigada!

    elitamay@yahoo.com.br

    ResponderExcluir